Biografia

A Symmetrya surgiu em meados de 2002, através da amizade entre Milton Maia (baixo) e Jurandir Junior (vocal), companheiros desde a extinta banda Madness. Inicialmente denominada Symmetry, a banda sempre teve como ideal compor músicas de qualidade de forma alheia aos modismos que saturam a música contemporânea, buscando compor músicas que mesclem peso, boas melodias e intervenções progressivas, sem prender-se a um mero rótulo. Em seguida foram integrados Marcos Vinicius “Nâna” na bateria, Lincoln Pompermaier no teclado e Ney Soteiro na guitarra, formando a base do Symmetrya.

O ano de 2003 foi marcado por mais um importante passo, o lançamento do CD-Demo Symmetry, com três composições próprias, inserindo a banda de vez no mercado musical. Ainda nesse ano, Lincoln Pompermaier deixou a música para se dedicar aos estudos e Milton Maia, que já havia trabalhado com sintetizadores, assumiu esta lacuna, deixando a função de baixista para o competente Alexandre Lamim.

Em 2004 a banda participou das coletâneas Rock Soldiers Vol. 10 e Valhalla Demo Section Vol. 1 (Revista Rock Hard) esta última por ter sido eleita pela mesma revista como uma das melhores bandas que passou pela seção Demo Section dos últimos 4 anos da revista.

Em seu álbum de estréia lançado em 2007, a Symmetrya apresentou um excelente trabalho gráfico e 10 músicas inspiradíssimas, onde as letras abordam desde ambições e angústias da humanidade, vida e morte, desilusões, desigualdades sociais até tragédias românticas e aéreas, com destaque para a música “Dead Zone”, baseada na obra do renomado autor americano Stephen King. Para esse álbum foram produzidos 02 videoclipes de divulgação para as músicas “Learn To Live” e “Wings Of Tragedy”. O álbum Eternal Search logo despertou o interesse da gravadora Force Majure Records que lançou e distribuiu o álbum em toda a américa latina. O álbum Eternal Search ainda foi eleito como um dos 10 melhores lançamentos daquele ano pelos leitores da Revista Roadie Crew.

Em 2012 Ney Soteiro deixa a banda para se dedicar a outros projetos musicais. Assume a guitarra em seu lugar o baixista Alexandre Lamim e para o baixo entra o talentoso Jacson Luis. Com essa nova formação começam a pre produzir o próximo álbum.

A Symmetrya esteve ausente do mercado musical em 2013, porque entrou em estúdio para iniciar as gravações do seu novo álbum, que lançou em agosto de 2014 denominado “Last Dawn”. O álbum conta com 11 músicas, onde o principal destaque é uma trilogia baseada na obra do grande escritor brasileiro Paulo Coelho “A Bruxa de Portobello” e novamente apresentam uma música baseada na obra e filme do renomado escritor americano Stephen King. A música chama-se “Something In The Mist” e conta com a participação especial do grande compositor e guitarrista Rafael Bittencourt da banda Angra. A música “To Live Again” e uma continuação da música “Learn To Live” do álbum Eternal Search. Outras músicas de destaque são: Darkest Love, In The Blink Of An Eye e Stormy Winds.

A arte gráfica é outro destaque a parte e foi toda desenvolvida pelo aclamado designer brasileiro, Gustavo Sazes, conhecido por realizar trabalhos nacionais e internacionais para: Manowar, Kamelot, Angra, Firewind, Gus G (Ozzy Osbourne) James Labrie (Dream Theater), Arch Enemy, Sepultura, Dr.Sin, Amaranthe, Vinnie Moore, Almah, Oficina G3, Lauren Harris, Dream Evil, Holy Mose, Sony Music, Century Media, JVC/Victor, etc.

Com o lançamento do álbum Last Dawn, a Symmetrya deu início uma turnê por varias cidades do sul e sudeste do Brasil e America Latina, passando pelo Uruguay e Chile como headline.

A Symmetrya já realizou inúmeras apresentações em programas de TVs e shows no Brasil e no exterior, inclusive fazendo o show de abertura das bandas: Angra, Primal Fear, Sonata Arctica, Dark Moor, Paul Di`Anno (Ex-Iron Maiden), Kiko Loureiro (Angra/Megadeth) Shaman, Andre Matos, Hangar entre outros.

A essência musical da Symmetrya é a evolução constante, buscando sempre novas e diferentes perspectivas, atmosferas e abordagens, mantendo acima de tudo a dedicação, profissionalismo e a qualidade em suas composições, elevando cada vez mais a fidelidade, respeito e a paixão pela música e arte.

Integrantes